Aristeu Pires é homenageado na lista 50 over 50, da Forbes
Anualmente, a Revista Forbes destaca 50 personalidades que segue se reinventando depois de meio século de existência. As categorias são: Arquitetura, design e moda; Artes; Cinema, teatro e televisão; Empresários, empreendedores e executivos; Esportes; Finanças; Gastronomia e turismo; Influenciadores; Impacto; Música.
Em 2023, Aristeu Pires foi um dos escolhidos da prestigiada lista na categoria “Arquitetura, Design e Moda” por sua atuação como um dos principais nomes do designer brasileiro reconhecido internacionalmente.
Baiano de Campo Formoso, Aristeu Pires deixou o estado com apenas 8 anos. De lá até se firmar em Canela, no Rio Grande do Sul, há 21 anos, ele não parou. O artista passou por Salvador, mas logo depois foi para Goiás, e ainda morou em Brasília e Rio de Janeiro.
Pires é formado em ciência da computação, área em que atuou até os 47 anos, quando, por uma necessidade de mudança de estilo de vida, acabou seguindo o caminho do design de móveis de madeira, e assim ficou conhecido como o “mago das cadeiras”.
Uma das suas primeiras criações, a poltrona Gisele, que ganhou o Prêmio do Museu da Casa Brasileira, segue sendo vendida. “O móvel não fica velho, fica vintage”, brincou o designer, que não quer saber de tendências. Atualmente, Aristeu vive em Itajaí (SC).
Leia mais aqui.
Veja também
Desenhar cadeiras é reconhecidamente um desafio, que Aristeu Pires sempre apreciou. Ao longo de sua trajetória como designer vem criando modelos de diferentes tipologias, a partir de processos minuciosos, da prototipagem à testagem final, com dedicação e rigor sem igual a cada etapa da elaboração e da produção. Por isso, as cadeiras de Aristeu Pires […]
Leia maisEm 2014, quando morava com a família em Ann Arbor, nos Estados Unidos, Aristeu Pires foi apresentado por amigos a Jonathan Durling, norte-americano com nacionalidade brasileira que havia crescido em Belém do Pará. Jonathan logo se encantou pelas criações de Aristeu que traduziam tão bem a cultura brasileira com curvas acolhedoras que valorizavam a madeira […]
Leia maisMais novidades